O Verão está ai, mas durante todo o ano, é importante sabermos como devemos armazenar e conservar os nossos alimentos, de forma a que consigam manter as suas características organoléticas, mas acima de tudo, a segurança alimentar.
O frio é sem dúvida o método mais utilizado na perseveração dos alimentos, contudo existem outros como a salmoura, por exemplo.
Dicas para a conservação adequada dos alimentos:
1. Frigoríficos / Câmaras frigoríficas: Devemos garantir a higienização adequada e garantir que os frigorífico se encontram a 0-10ºC.
2. Volume: não ocupe mais do que aproximadamente 2/3 da capacidade do equipamento, pois quando o equipamento se encontra cheio, o ar pode não conseguir circular entre os alimentos, afetando a distribuição da temperatura de forma homogénea.
Conserve os alimentos a temperaturas adequadas:
Frigorífico
1. Zona Superior (zona mais fria) – iogurtes, queijo, natas, compotas e alimentos já cozinhados (após o seu arrefecimento completo no exterior);
2. Zona intermédia – carne e pescado, fiambre e outros produtos de charcutaria, conservas abertas e produtos de pastelaria;
3. Prateleiras inferiores – Produtos que se encontrem em processo de descongelação (deveremos ter em atenção, que estes devem ser acondicionados em recipientes que evitem o derrame de líquidos resultantes do processo de descongelação, já que os seus exsudados podem conter micro-organismos prejudiciais à saúde, que podem ser transferidos para outros alimentos);
4. Gavetas inferiores – Produtos hortícolas e fruta maduros.
5. Portas do frigorífico – Manteiga, margarina, leite, água…
É necessário também ter em consideração:
– Quando os hortofruticolas (frutas e legumes) ainda estão “verdes”, deverão ser mantidos no exterior para garantir um gradual amadurecimento.
– Regular a temperatura do frigorífico de acordo com a época do ano e garanta que as portas estão sempre bem fechadas, garantindo que quando precisa de abrir usa o mínimo tempo possível.
– Organizar os alimentos por data de validade, proporcionando que sejam usados em primeiro lugar aqueles com data mais curta. As embalagens protetoras dos alimentos também deverão ser retiradas, como por exemplo a zona de cartão dos packs de iogurtes.
Arca de conservação de congelados/congelador
Na arca de conservação de congelados ou congelador deverá garantir que as temperaturas sejam superiores a -18ºC, não sendo imprescindível que haja uma organização especifica, visto que o frio é distribuído e forma uniforme
1. Os géneros alimentícios devem ser acondicionados em embalagens datadas, de modo a evitar alterações, garantindo que os consome numa data próxima à aquisição. É importante saber que com o passar do tempo os alimentos perdem sabor, cor, textura e valor nutricional.
2. Os alimentos após a descongelação, não deverão voltar a ser congelados.
Nutricionista Sílvia Costa Coelho, 3756N
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
WEBSITE: Direção Geral de Saúde (2022) Alimentação saudável | Como conservar os alimentos de forma segura? •
PNPAS (dgs.pt) “Alimentação saudável | Como conservar os alimentos de forma segura?”